Instituto Gustavo Rosa, um presente a todos

Conheci o grande e colorido artista Gustavo Rosa; ou melhor, nos tornamos amigos. Quando completei 40 anos, Gustavo presenteou-me com a tela “O Chef” inspirada em minha forma divertida de criar, cozinhar e servir. Amava comer meus pães de mel.

Eu adorava passar horas a fio batendo papo com meu pintor preferido em sua casa/ateliê ouvindo suas peripécias mundo afora e observando atento às suas firmes e certeiras pinceladas. Pena que tudo tenha sido tão passageiro. Tudo é instantâneo e passageiro, o que fica são as memórias felizes e, claro, sua obra eternizada.

Após sua longínqua viagem ao infinito, em 2013, esse deslumbrante espaço, repleto da melhor energia e de muita arte, foi transformado no incrível Instituto Gustavo Rosa – IGR.

Hoje, o IGR tem o propósito de desvendar ao universo artístico brasileiro a obra do seu inspirador, o pintor, desenhista, gravador, designer e escultor Gustavo Rosa (1946-2013).

Apesar do prestígio alcançado pelo autor nos últimos vinte anos de sua vida e da grande visibilidade das obras desse período, tanto junto ao público nacional e estrangeiro como entre a crítica, a produção das décadas de 60, 70, 80 e início dos anos 90, louvada por muitos dos mais importantes nomes daquela geração, permanecia desconhecida de grande parte desse público e de parcela significativa da crítica de arte.

O IGR nasceu justamente para resgatar, conhecer e reverberar esse conjunto. Nesse sentido, tem como missão pesquisar, catalogar, perpetuar, divulgar e disponibilizar a obra como parte do acervo histórico da pintura brasileira.

Um garimpo a todos, paulistas e turistas, ou melhor, um presente às pessoas que amam intensidade e felicidade.

A casa, hoje Instituto, foi projetada de forma funcional e contemporânea e foi onde o pintor trabalhou nos últimos nove anos de sua vida. Localizada numa das mais nobres regiões da capital paulista, no coração dos Jardins, dispõe de estacionamento, WI-FI, um amplo e iluminado espaço composto por uma galeria com mezanino - o ateliê do artista anexo à sala onde recebia amigos e colecionadores - sala para oficinas, setor de documentação com reserva técnica e loja cultural. A vontade é comprar tudo. Imaginem o que já não comprei, (risos).

Adoro levar meu filho e amigos queridos para respirarem esse clima especial e ambiente repleto de luz.

Alegre como a obra do artista, o IGR (www.gustavorosa.com.br) é imperdível e estar ali uma, duas ou infinitas vezes transforma nossos dias em momentos eternos, cara a cara com uma linda história da cultura e arte brasileira.

Palmas, sempre palmas, Gustavo!

Marcelo Sampaio

Apresentador e Influencer Mercado Premium

www.garimpando.life

www.marcelosampaio.com

Garimpando no Travel TV todas as 5ªs, as 22h, e domingos as 18h

Insta: @garimpando.life

Fanpage: Garimpando com Marcelo Sampaio

2018 - Vivendo Experiências Incríveis Mundo afora!

 

 

Indique !