Sua casa maquiada. Já pensou nisso?

Tempos de crise. Você quer dar um toque novo na casa mas não quer gastar muito dinheiro, certo?

Maquiagem serve para disfarçar as imperfeições e ajuda a embelezar. E se você acha que ela é só para o rosto, está profundamente enganado. Na decoração, uma “make” também é super bem-vinda. Com ela, conseguimos trazer transformações em pouco tempo, sem grande quebradeira nem gastos.
Esse tipo de mudança é bastante interessante, pois pode ser feita gradualmente, respeitando seu tempo, suas necessidades e valores que caibam no orçamento.

Conforme as alterações vão ocorrendo, é possível adaptar os outros ambientes, adequando a ideia inicial do que mudar e o que manter. Durante esses pequenos processos, já é possível identificar a grande revolução de astral nos espaços.

Como um primeiro passo para grandes transformações, o mais comum e o que dá o toque diferencial é a mudança nas paredes. Sem precisar gastar muito e conseguindo uma rápida repaginada, a maior transformação possível é por elas. Seja pintando ou aplicando papel de parede, o importante é dar um ar mais atual e que esteja de acordo com a sua fase no momento.

Colocação de espelhos em locais estratégicos pode conferir uma amplitude jamais imaginada aos ambientes. Além de, sem mexer no projeto de iluminação, duplicar a quantidade de luz. A aplicação de papel de parede, por sua vez, é rápida, limpa e, além de passar uma sensação de que o ambiente é mais aconchegante, traz vida àquelas paredes que antes estavam “mortinhas”, pedindo por movimento. Os preços são flexíveis e se adaptam aos mais diversos bolsos.

Outra forma de dar novos ares ao ambiente é através da troca das almofadas do sofá. Assim, você aproveita um móvel que ainda está bom, porém atribui a ele novas cores e texturas, sem precisar gastar com estofamento desnecessário. Adicionar acessórios, como uma manta legal ou uma mesinha lateral, valoriza seu sofá de forma eficiente.

Se sua marcenaria é de boa qualidade mas está ultrapassada, não é necessária a troca por inteiro. Basta atualizar as portas e gavetas aparentes, trocando suas cores, ferragens e/ou a forma de abrir! Portas pequenas de abrir podem ser substituídas por grandes folhas de correr, por exemplo!

Outra maneira eficaz e econômica de renovação é por meio da disposição dos móveis. Por incrível que pareça, a posição do mobiliário nos cômodos também muda com o tempo e se desatualiza. Assim, apenas modificando onde se localiza cada coisa, já é possível variar bastante a sensação do seu lar. Mudar sofás de lugar, compor mesas laterais de forma mais agrupada ou, até mesmo, levar itens de um ambiente ao outro. Só de aplicar essas técnicas já conseguimos desatravancar locais, multiplicar espaços e conferir conforto.

Não só paredes, portas e rodapés podem ser pintados, mas móveis também. E ficam ótimos! Se o objetivo é destacar, pintar de uma cor chamativa pode ser uma alternativa. Já se não interessa que fique evidente, pintar de forma a disfarçar àquilo que já existe é uma opção. Com isso os equipamentos desaparecem e a decoração se ressalta.

Outra forma simples de conferir novos ares é trocando as cortinas. E se engana quem pensa que sai caro. Comprando o tecido em lojas do centro da cidade, por exemplo, por 30 reais o metro, cabe no bolso. Tapete é outra peça essencial na repaginação, e proporciona conforto. Há inúmeras opções de estilos e preços dos mais variados.

Com essas dicas, fica claro que as mudanças não são feitas só com quebradeiras ou grandes reformas. Sem grandes investimentos financeiros e de tempo, é possível trazer um novo visual ao seu lar.

 

Beatriz Dutra
beatrizdutra.com.br
Av. José Giorgi, 1181, lj 108, Cotia
Rua Cel Alfredo Cabra, 99, Jardim Paulistano
Tels.: 4612-4457 / 3061-2826

 

 

Indique !