A fabulosa Mesa Lira


Relaxe, sinta o som e cure-se

Também conhecida como "Monochord Table", “Therapy Monochord” ou "Klangliege", a Mesa Lira é uma mesa terapêutica para o profundo relaxamento, diminuição da ansiedade, alívio de dores e tensões, além de outras propriedades. A Mesa Lira faz parte da gama de instrumentos terapêuticos que emitem sons para o restabelecimento da nossa saúde como um todo.

Como ela é? Como funciona?

Feita de madeira, é composta por uma caixa de ressonância na parte inferior onde correm 42 cordas de aço afinadas no mesmo tom. Dedilhando as cordas, obtém-se um rico campo sonoro de espectro harmônico combinando duas percepções: a acústica e a ressonância, numa experiência única. O paciente, sobre a Mesa, recebe uma massagem sonoro-vibratória tanto em seu sistema ósseo-muscular, como também em seu sistema neuro-sensorial, pois o som e as vibrações, além de percebidos pelos ouvidos, são captados por toda pele que, através de seus receptores nervosos, leva as sensações para o cérebro, criando novas conexões com resposta de bem-estar por todo o corpo.

No caso do som harmônico emitido pela Mesa Lira, obtem-se um efeito físico, mental, emocional e psiquico, de calma e reorganização.

 Masde onde ela veio?

Joachim Marz, musicoterapeuta suiço, usava o Monocórdio de Pitágoras em suas terapias (500a.C., filósofo grego) e descobriu que determinados comprimentos de onda sonora ressoavam em determinadas partes do corpo; ele associou o que denominamos de Ré (em nossa escala musical), com a região cardíaca onde se localiza a glândula Timo, que é responsável pela imunidade e controle da ansiedade. Pitágoras também tratava das pessoas e, assim, tocava esse instrumento (composto de uma única corda ) ao início de cada sessão, por constatar que o sucesso do tratamento era melhor alcançado se a pessoa tivesse uma boa imunidade e equilíbrio psicoemocional.

Por volta de 1989, Joaquim Marz resolveu multiplicar as cordas construindo banquinhos (poltronas) até chegar ao conceito de uma mesa de atendimento composta por 55 cordas em Ré conhecida por nós como Mesa Lira. Por sua vez, Fabian Maman (violinista francês), durante uma turnê no Japão, se submeteu a sessões de Acupuntura Sonora por conta de uma contratura muscular no pescoço. Ao se ver recuperado com este tratamento constatou a eficácia terapêutica do som. Conheceu a Mesa Lira de Joachim e projetou a sua com 42 cordas que é a que usamos no Brasil.


Enquanto fisioterapeuta, após procurar insessantemente um método terapêutico que induzisse o paciente a liberar de vez por todas dores e/ou sofrimentos que acabavam voltando, encontrei a Mesa Lira (2007). Como principais resultados de uma pesquisa que fiz com 10 pacientes submetidos a 10 sessões com o uso da Mesa Lira, houve o relato da diminuição da ansiedade, alívio de dores e sofrimentos, aumento da criatividade e vitalidade”, explica a terapeuta Eliana Tessitore, diretora da empresa Cuide-se Bem.
E continua:

Desde então o uso da Mesa Lira acompanha a grande marioria dos atendimentos que realizo”. O uso terapêutico da Mesa Lira tem abarcado várias possibilidades como a realização do atendimento somente com a Mesa Lira, acompanhada de manobras de massagem, como parte da sessão de RPG (Reeducacao Postural Global), durante a sessão de fisioterapia, no pré parto (onde há uma melhora a comunicação entre a mãe e o bebê) e pós parto, como parte da terapia floral ou aromaterapia e parte da constelação familiar individual.

 O uso da Mesa Lira tem contra indicações, como por exemplo em pessoas com determinados distúrbios psíquicos, quadros infecciosos, pressão arterial descontrolada, dentre outros.

Antes de receber a sessão a pessoa passa por uma entrevista e avaliação que darão as diretrizes para a atuação terapêutica. As sessões podem ser realizadas isoladamente ou fazerem parte de um tratamento com frequência regular da pessoa.

A Mesa Lira também pode servir como apoio a vários outros tratamentos realizados por profissionais da saúde, como médicos (endocrinologista, clínico geral, psiquiatra), psicólogos, dentre outros.


Assista a Mesa Lira no youtube:https://www.youtube.com/watch?v=PQSOUQBRIAc

Na região, você encontra a Mesa Lira no consultório da terapeuta Eliana Tessitore.
Contato: (11) 96456-0777 | elianatessitore.wixsite.com

 

Indique !