Acontece Maio de 2017 Leia +



Cidade de Osasco: ações contra o jogo virtual Baleia Azul
Preocupados com a forte influência do jogo perverso criado na Rússia, Baleia Azul, sobre os adolescentes, os vereadores de Osasco aprovaram uma moção de repúdio ao jogo e estudam a criação de uma campanha, que será apresentada à Secretaria de Educação, com o intuito de orientar os alunos das escolas públicas da cidade. Para eles, a escola pode ser uma grande parceira da família no combate a este e outros jogos que preveem a automutilação, o suicídio e o assassinato de outras pessoas.




E chega a época das queimadas. E queimada é crime!
Com o início da estiagem – período que compreende o outono e o inverno – é muito comum pessoas atearem fogo ao mato para afastar animais e insetos. Mas é preciso ficar alerta, porque duas leis proíbem essa prática em Cotia.
O artigo 4º, item V da Lei Municipal 1.151/2001, trata da proibição de queimadas de qualquer espécie, enquanto que o artigo 135 diz que é proibido atear fogo ao lixo ou quaisquer tipos de resíduos, bem como efetuar queimadas em imóveis urbanos ou rurais. Tais medidas têm como base a Lei de Crime Ambiental 9.605/98, regulamentada pelo Decreto Federal 3.179/98.
Caso o autor seja encontrado é autuado e orientado a apagar o incêndio. No caso de terrenos não habitados, é feito levantamento administrativo sobre o nome do proprietário, que é convocado a comparecer à Secretaria de Meio Ambiente para esclarecimentos e orientações, para que mantenha o terreno sempre limpo e cercado. Nos casos de terrenos cheios de mato, sujeira e proliferação de animais e insetos, a Prefeitura orienta a vizinhança a entrar em contato com a Secretaria de Obras e a Vigilância Sanitária. Ao identificar as queimadas nas vistorias de rotina ou por meio de denúncias, a Secretaria de Meio Ambiente identifica o proprietário, faz o lançamento do auto de infração e aplicação de multa, calculada proporcionalmente à metragem da área queimada. O valor é de 1.500 reais a cada 250 m². Em caso de reincidência, a multa é aplicada em dobro.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone
0800 878 1100 – 24 horas por dia.  




Região em crescimento
Prefeitos da região buscam parceria para realizar grandes obras em suas cidades
O prefeito de São Roque, Cláudio Góes, acompanhado do vice-prefeito José Weber, visitou vários deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo, em busca de recursos para a cidade.
Já Rogério Franco, prefeito de Cotia,
esteve no Palácio dos Bandeirantes na quinta-feira para solicitar a parceria do Governo do Estado nas obras de revitalização da Estrada de Caucaia do Alto. O deputado estadual Marcio Camargo, que vem acompanhando os pedidos do município referentes à melhoria da infraestrutura viária, também participou do compromisso.
Em ofícios entregues pelo prefeito Josué Ramos, de Vargem Grande Paulista, à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo
), o gestor solicita algumas mudanças para melhorar a estrutura viária do município, entre elas: novas alças de acesso à Rodovia Raposo Tavares, projeto paisagístico nas marginais Elias Alves da Costa e Presidente Tancredo Neves, construção de passarela e implementação da zona azul.




Acontece no Brasil e no Mundo

Gentileza gera gentileza
Um fair play em campo durante clássico faz os torcedores repensarem as práticas nos estádios

A nobre atitude do jogador tricolor Rodrigo Caio no clássico São Paulo e Corinthians se transformou num exemplo para atletas do futebol e também qualquer pessoa. Em uma jogada envolvendo o goleiro são-paulino Renan, o atacante corintiano Jô e o zagueiro Rodrigo Caio resultou em um choque na coxa do goleiro. O árbitro, que não viu a jogada por completo, achou que havia sido Jô o responsável pela colisão, aplicando o cartão amarelo no atacante. Rapidamente, Rodrigo Caio, em vez de se calar e ver o corintiano ser suspenso para a próxima partida, avisou o juiz de que havia sido ele, e não Jô, quem atingiu a coxa de Renan. Depois da explicação, o árbitro retirou o cartão, e a atitude do zagueiro repercutiu nas redes sociais.


Carros voadores na área

Engenheiros da Airbus e da Italdesign, empresa especializada em design de carros, se uniram para lançar um carro voador. O Pop.Up é o primeiro veículo modular, elétrico e autônomo, projetado para melhorar o trânsito nas cidades.

Eles funcionarão da seguinte forma: os passageiros devem planejar e reservar a viagem através de um aplicativo. O sistema sugere automaticamente o melhor modo de transporte de acordo com a rota e as preferências dos passageiros. Quando as estradas estão congestionadas, a cápsula se desconecta do módulo terrestre e é transportada pelo módulo de ar, tornando-se um veículo aéreo auto pilotado. Já a empresa holandesa PAL-V está comercializando o carro voador Liberty. A empresa criou uma série limitada a 90 modelos e, quem estiver disposto a desembolsar U$ 599.000 (cerca de R$ 1,85 milhão), pode adquirir o seu.



Brasil em números
Segue alguns índices para colaborar com o planejamento de maio.
Atualização: última semana de abril/2017
Salário mínimo: 937 reais / Dólar Comercial: 3,156 para compra
A Petrobras informou que vai aumentar o preço dos combustíveis nas refinarias. A gasolina ficará 2,2% mais cara, em média, e o óleo diesel, 4,3%.

Brasil descobre Portugal
Crise econômica brasileira é a principal responsável pelo movimento de migração dos brasileiros para Portugal, além dos vários atrativos que a nação irmã oferece. Em 2014, havia 87.493 brasileiros legais no país europeu. Em 2016, já eram 116.271. Somente em 2017, aumentou em 35% o número de concessões da cidadania portuguesa para a população do Brasil. E, entre 2010 e 2017, foram mais de 87 mil nacionalidades concedidas para cidadãos do território nacional, sendo 46.749 só em São Paulo.

 

Indique !