O PARAÍSO É MINEIRO – AVENTURE-SE POR CAPITÓLIO Leia +



A melhor opção para conhecê-la de ponta a ponta é fazer passeios de lancha, escuna ou chalana, que permite aos visitantes paradas para dar um mergulho.

Assim como existem empresas de passeio, há também hotéis e pousadas que oferecem este tipo de serviço. É o caso das pousadas Rio do Turvo e Lagoa Azul. A primeira oferece um roteiro que passa por locais como Vale dos Tucanos, Parque Ecológico Cascata (que conta com trilhas, cachoeiras, além de infraestrutura completa com bar e banheiros), Cachoeiras do Canyon e Lagoa Azul. Já a segunda faz passeios de escuna por toda a Lagoa Azul (veja mais no site). As reservas devem ser feitas com bastante antecedência, devido à grande procura.

Capitólio também é um bom destino para fãs de esportes de aventura. A cachoeira Trilha do Sol tem estrutura para a prática de trekking, rapel e marcha aquática.

Para os apaixonados por altura e pores do sol, a pedida é o Morro do Chapéu, a 1.293 metros de altitude. O mirante dá uma vista privilegiada de toda a região.

Outro ponto alto da cidade é a gastronomia, afinal, estamos falando de Minas Gerais. Só que, diferentemente do tradicional frango caipira, o carro-chefe da região é o peixe, tendo como principal destaque a tilápia. Doces de leite, doces de nata e ambrósias não podem faltar na lista do que trazer de lembrança para São Paulo, assim como a típica cachaça mineira. Duas delas se destacam por serem produzidas há anos, artesanalmente, em Capitólio – Rodriguinha e Sossegada, uma desde 1901 e a outra desde 1922.

E sabe o que é melhor? É possível fazer uma visita ao engenho. Os doces e cachaças podem ser encontrados nas lojinhas de artesanato espalhadas pela cidade.

Febre repentina

A febre por esta cidadezinha de pouco mais de 8 mil habitantes parece crescer cada vez mais. Quem foi é unânime em dizer que o principal motivo da escolha é a proximidade com São Paulo, o custo benefício e, obviamente, estas belezas naturais que você está vendo nas fotos. E por falar em custo benefício, excursões organizadas através do Facebook pipocam todos os dias pela timeline, com pacotes que variam de 380 reais a 700 reais e que costumam esgotar rapidamente. Foi dessa forma que a jornalista Gabriella Alquezar conheceu Capitólio, junto com a sua mãe e um casal de amigos.
As pedras que rodeiam as quedas d'água são muito peculiares e parecem pedras de mármores esculpidas, simplesmente lindas. Lá também é possível aproveitar um almoço mineiro com vista privilegiada para a represa de Furnas. Paguei 40 reais para comer à vontade. Vale a pena”, relembra ela.
Aproveite que 2017 está repleto de feriados, programe-se e faça as malas!
Capitólio te espera!
Distância entre São Paulo e Capitólio – 437 km
Os ônibus para Capitólio saem das Rodoviárias do Tietê e da Barra Funda. A passagem convencional sai por 99,02 reais (198,04 reais ida e volta) e a executiva 119,84 reais (239,68 reais ida e volta) – a empresa que faz a rota é a União e o trajeto é de aproximadamente sete horas.
(As passagens podem ser compradas diretamente no site das rodoviárias. A forma de pagamento pela internet é exclusivamente com cartão de crédito).
De carro, o tempo de viagem diminui e leva em torno de cinco horas. Embora os gastos com combustível dependam muito do modelo do automóvel, giram em torno de 300 reais (ida e volta). Em relação aos pedágios, oito no total, o valor é de 57,80 reais (115,60 reais ida e volta).
A Tudo garimpou diárias a partir de 280 reais.
Veja a lista de hoteis e pousadas no aplicativo da Revista Tudo. Baixe o seu.
Opções de comer de joelhos a partir de 25 reais.
Confira a relação de restaurantes que são destaques em Capitólio, onde a grande estrela é a tilápia.
Passeios para a família a partir de 20 reais. Veja a lista com o que há de melhor para fazer em Capitólio.
Centro de Informação ao Turista (Citur)
(37) 3373-1977
capitolio.mg.gov.br




Box

COMO CHEGAR

De ônibus

De Carro

HOSPEDAGEM

GASTRONOMIA

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Informações gerais sobre Capitólio:





 

Indique !