O livre arbítrio e o equilíbrio Leia +


Assim, a busca por profissionais qualificados é essencial para este fim. O ideal é que seja feito um trabalho multidisciplinar, com vários especialistas, entre eles, médico, nutricionista, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta para que haja harmonia e sincronia destes parâmetros e assim, otimização dos resultados.

O estresse, doença dos tempos modernos, influencia diretamente na saúde a ponto de causar doenças físicas reais. O estresse crônico aumenta os níveis de cortisol (hormônio do estresse) que, quando em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura na região abdominal que persiste mesmo com dieta e exercício. Dessa forma, pode causar aumento do risco de hipertensão, diabetes, infarto, AVC, aumento do colesterol e triglicerídeos no sangue.

Ter a mente saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos outros aspectos da vida, como família, trabalho e relações sociais. As situações da sociedade moderna acabam gerando ansiedades e alterações mentais, suficientes para retirar de algumas pessoas a serenidade mental e/ou a capacidade de decisão nos atos da vida. Deve-se praticar o altruísmo e aperfeiçoar as qualidades como a generosidade, o perdão, a tolerância entre outras; compreender a sociedade como um todo e se afastar de pessoas destrutivas, negativas, que não conseguem ser agradáveis no convívio diário.

A alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e bem-estar. Deve ser individualizada de acordo com necessidades pessoais e lançar mão de suplementos nutricionais para suprir possíveis deficiências.

O sono é outro fator essencial, seus distúrbios não significam apenas que você não consegue dormir, eles podem ter impacto na sua qualidade de vida. Mesmo se você dormir um total de sete ou oito horas por dia, se a qualidade de sono é baixa, seu corpo não responde perfeitamente durante o dia. Além da falta de concentração, as pessoas se tornam mais propensas ao câncer, doenças cardíacas e diabetes. Elas também acabam tendo mau desempenho no trabalho, aos transtornos de humor e podem desencadear a depressão. Há ainda pesquisas que mostram que o sono de baixa qualidade também podem levar ao ganho de peso. Durante o sono acontece a maior liberação de GH (hormônio de crescimento), sua deficiência no adulto tende a causar aumento da massa gordurosa e diminuição dos músculos, tendência à descalcificação dos ossos, aumento do colesterol e dos triglicérides, tendência à síndrome metabólica e, consequentemente, intolerância à glicose e aparecimento de diabetes.

Entre as recomendações para conquistar uma boa qualidade de vida, realizar exames de rotina é de grande importância. O médico tem a função de controlar todos os parâmetros laboratoriais e mantê-los próximos dos valores ótimos para que esse não seja um empecilho na conquista dos objetivos traçados.

A prática regular de atividade física reduz o risco de doenças e faz muito bem à auto-estima. Exercícios regulares previnem e tratam de males físicos e mentais como a osteoporose, perda de memória, ansiedade, depressão, problemas de coluna, AVC, pressão alta, dentre tantos outros. Deve sempre ser uma atividade prazerosa. Converse sempre com um profissional qualificado.

 

Dr Andre Contreras – CRM 174559

 



 

Indique !