Casas De Praia Leia +


Para que haja o melhor aproveitamento da luz natural e da ventilação cruzada, evitando meios mecânicos para esses recursos, o ideal é que existam amplos vãos de esquadrias. Dessa forma, apenas ventiladores de teto já solucionam, na maior parte de tempo, a questão do calor.

Como dito, praias são deslumbrantes e, sendo assim, nada melhor do que optar por portas de correr de piso ao teto, com peitoril de vidro em detrimento às janelas tradicionais. Permita que o forro acompanhe o pé-direito para melhorar a aeração.

As cores claras refletem a luz e, por isso, são mais recomendadas para construções litorâneas, pois não absorvem o calor nem esquentam o ambiente. A opção pela pintura de alguma parede com cor marcante pode até substituir a colocação de um quadro. Na hora da escolha, uma boa dica para não errar é apostar nos tons de branco e azul.

Se o caso é menos reforma e mais a decoração, tenha as seguintes dicas em mente:

Adquirir móveis práticos – sem ferro ou cromados, nada que oxide, pois com a maresia o processo ocorre muito mais rapidamente. Também é bom evitar tecidos que não sejam impermeáveis. Há uma vasta linha, sem brilho, difícil de distinguir dos naturais, inclusive courinos substituindo couros e fibra sintética no lugar da natural.

Por ser local comum para agregações e confraternizações, decore sua casa com móveis leves e de fácil manutenção e limpeza, resistentes ao sol e chuva. Escolha poucos móveis, mas que deixem o espaço respirar. Se a casa for pequena, vale embutir puffs sob mesas de centro, bancadas ou estantes e, havendo visitas, espalhar. Capas são bem vindas, pela praticidade de tirar para lavar e por adiarem a troca do estofado. A mesa de refeições externa pode ter base de concreto para não voar. Já as cadeiras devem ser leves e empilháveis.

O projeto da casa já deve ser pensado para não exigir muita manutenção: amplos beirais para proteger paredes externas da chuva ou sol; embasamento de cimento ou pedras para que a chuva não respingue na parede; cerâmicas são revestimentos de fácil manutenção, mas opte pelos modelos sem polimento, evitando acidentes.

Apesar de o protagonista ser o mar e sua água salgada, é comum a construção de piscinas integradas à casa de praia, para que aqueles que preferem o ambiente mais seguro ou até mesmo ofurôs ou hidromassagens, que permitem o uso o ano inteiro. Vale lembrar que é bastante recomendável a instalação de uma ducha externa para que os visitantes possam tirar a areia do corpo antes de entrar na casa.

De forma geral, uma casa de praia deve ser prática e confortável. Pegue seu protetor, óculos escuros e mergulhe fundo no projeto.

 

Fonte: Beatriz Dutra, beatriz.dutra@uol.com.br

 

 

Indique !