Pessoas assertivas comunicam-se de forma positiva


Os nossos sentimentos são fundamentados em nossas experiências anteriores, se fomos maltratados, injustiçados, podemos apresentar uma tendência de nos defendermos de maneira desproporcional ao fato, como forma de proteção.

A agressividade está relacionada a um sentimento de protesto, insegurança, frustração ou qualquer crença que é estimulada quando nos sentimos ameaçados. Quando se torna muito frequente pode causar danos à saúde física, como doenças do coração e mental como a depressão.

Se esta conduta agressiva faz mal a saúde, como solucioná-la?

O primeiro passo para a mudança é perceber o impacto da sua comunicação no outro e se permitir mudar. Uma vez  que a pessoa  aprende a lidar com os seus sentimentos, passa a ter o autocontrole das suas emoções e adquire o respeito por si próprio, elevando a autoestima.

A autoestima elevada faz com que o indivíduo se respeite e consequentemente passe a respeitar os outros, sabendo a olhar para o outro através da lente ocular do mesmo e não da sua.

Uma vez vi uma frase de um autor desconhecido que acredito que pode ser a raiz de muitos infortúnios da comunicação: “O maior problema da comunicação é que não ouvimos para compreender, ouvimos para responder”.

 

Patrícia Atui, Coach Empresarial, Economista pela Univ. Mackenzie/SP e pós graduada em finanças pelo IPEP/SP.

e-mail: patriciaatui@actioncoach.com

 

 

Indique !